Pages

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Agricultores do Norte e Nordeste poderão renegociar dívidas até o final de 2018

                         
Foto Ilustrativa Arquivo BlogTony Macedo

Mais de 235 mil produtores já recorreram ao benefício que busca minimizar impactos de perdas agrícolas ao oferecer descontos de até 95% sobre o saldo devedor

O Governo Federal prorrogou por mais um ano o prazo para que agricultores do Norte e do Nordeste possam quitar ou renegociar operações de crédito rural. A medida é válida para financiamentos com recursos dos fundos constitucionais das duas regiões (FNO e FNE), contratados por meio do Banco da Amazônia e Banco do Nordeste até 31 de dezembro de 2011. Agora, a adesão ao benefício que garante descontos de até 95% sobre o saldo devedor poderá ser feita até 27 de dezembro deste ano. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Integração Nacional, permite a milhares de agricultores recuperarem o crédito e melhorarem sua condição financeira. 



De acordo com o Ministério, mais de 235 mil agricultores já regularizaram sua situação. A extensão do prazo foi estabelecida pela Lei 13.606/2018, publicada na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial da União.
Além dos produtores rurais do Norte e Nordeste, também serão beneficiados agricultores do norte de Minas Gerais e do norte do Espírito Santo.
Mais de milhão de operações de crédito poderão ser repactuadas, sendo 860 mil na região Nordeste e 209 mil na região Norte. Os interessados deverão procurar a agência bancária onde o empréstimo foi contratado.
No Nordeste, mais de 202 mil agricultores regularizaram seus débitos. Foram 118.946 renegociados e 83.859 quitados. Para a região, foi ampliado de 85% para 95% o percentual de desconto máximo para quem deseja pagar o débito de uma só vez.
O montante liquidado garantiu a recuperação imediata de R$ 563 milhões para novos investimentos nos estados atendidos pelo FNE. Os dados são do último mês de novembro, balanço mais recente disponibilizado pelo Banco do Nordeste.


0 comentários:

Postar um comentário